quarta-feira, 14 de julho de 2010

Lembranças...Capítulo 14

Voltamos até onde Vovó estava sentada...ela parecia aflita e andava de um lado para o outro...
Explicamos tudo o que havia ocorrido, e ela disse que por algum motivo ela não conseguiu prever...
Quando terminamos de dizer tudo o que havia ocorrido ela colocou a mão no peito e respirou aliviada...

Embarcamos sem problemas no avião que nos levaria para Roma..
Michael nos ajudou a guardar as malas e nos sentamos...Vovó, preferiu sentar-se sozinha e eu e Michael, sentamos juntos...
Ouvimos as instruções de voo e colocamos os sintos de segurança.
Eu me lembrei do que Jhon havia dito á Michael, quando ele citou sobre a época em que Michael tinha ainda 15 anos, e não aguentei a curiosidade:
"Michael, desculpe a pergunta, não sei se quer falar sobre isso agora mas, como Jhon sabe como você era quando tinha 15 anos?"
Michael continuou a olhar para baixo, ele estralou os dedos, e olhou para mim com um meio soriso:
"Digamos que nos encontramos, e que esse encontro não foi amigável..."
Não satisfeita com a resposta perguntei insistindo em detalhes:
"Como foi esse encontro?"
"Bom..." - ele parou, mordeu o lábio, parecia não saber bem como dizer, devia ser um assunto delicado - "Quando eu tinha 15 anos, a família Farouq El-Bar, estava se atritando bastante com a família Steven, a minha família, e não me pergunte por que, eu não tenho idéia."
Michael parou novamente, e sua expressão passou de tranquila para tensa:
"Esse desentendimento, chegou a tal ponto, que entraram em uma batalha, e a minha família, a Steven, perdeu..."
Percebi a bobeira que tinha feito, percebi não devia ter tocado naquele assunto, que parecia não ter um final feliz, e ele continuou:
"E nessa batalha, houve uma grande tragédia, minha família perdeu um integrante, um tegrante muito importante, talvez um dos mais corajosos e protetores da família, a nossa família perdeu minha Mãe, foi Jhon que tirou sua vida..."
Os olhos de Michael se encheram de lágrimas, e os meus também, eu realmente não queria ter ouvido aquelas palavras, que ficaram ecoando em minha mente, chocantes, provocando um aperto no coração...
"Oh Michael, me desculpe, vamos parar de falar sobre isso, eu não queria...não sabia que era tão grave.."
Ele deu um sorriso torto, apertado, parecia ter se esforçado para expressar esse simples gesto:
"Bom, são lembranças ruins, porém nunca podem ser esquecidas, a vida é feita de lembranças, algumas são quase trasparentes por não serem muito lembradas ou importantes, mas outras fazem marcas e são inesquecíveis..como esta, é difícil, complicado esquecer, e o nem o tempo pode apagar, e nada neutralizar ou subistituir..."
Me comovi com aquelas palavras...arrependidamente..

3 comentários:

Máry Araújo disse...

nossa gostei!!!
tem selinho p/ vc lá no blog... eu te indiquei, passa lá táh? bj!

*www.mapear.criarumblog.com

Máry Araújo disse...

legal..
Tem selinho p/ vc lá no blog, passa lá táh?

8www.mapear.criarumblog.com

micheli disse...

muito imteressante até aqui continuarei acompanhando